Manifestar interesse

Informação sobre o curso

  • Nível Inicial

    Nível 2

  • Nível Final

    Nível 2

  • Horas

    25

  • Dias

    5

  • Área de Formação

    Produção Agrícola e Animal

  • Referencial de Formação

    Operador Agrícola

  • Condições de Inscrição

    - Escolaridade mínima obrigatória (EMO) ou Agricultores que apenas utilizem equipamentos de pulverização manual e que, caso não tenham a EMO, comprovem saber ler, fazer cálculos simples e interpretar um texto.

    - Mais de 16 anos

  • Objectivo Geral

    Capacitar os participantes para a manipular e aplicar de forma segura produtos fitofarmacêuticos, minimizando os riscos para o aplicador, o ambiente, espécies e organismos não visados e o consumidor, utilizando equipamentos de pulverização manual.

  • Objectivos Específicos

    - Identificar os principais processos e métodos de proteção das plantas;
    - Interpretar as componentes de um rótulo de uma embalagem de produtos fitofarmacêuticos;
    - Efetuar o cálculo de doses, concentrações e volumes de calda;
    - Aplicar produtos fitofarmacêuticos com equipamentos de pulverização manual de forma segura e segundo os princípios da proteção integrada;
    - Identificar os procedimentos a efetuar para minimizar o risco na utilização do produto fitofarmacêutico para o aplicador, para o ambiente, para as espécies e organismos não visados e para o consumidor;
    - Identificar os procedimentos para regular, calibrar e proceder à manutenção dos equipamentos de aplicação de produtos fitofarmacêuticos de pulverização manual;
    - Enumerar os procedimentos para armazenar e transportar em segurança pequenas quantidades de produtos fitofarmacêuticos.

  • Avaliação

    No final da ação de formação é realizada uma avaliação de reação. Nos diferentes módulos, de forma agrupada ou em cada um, é efetuada a avaliação formativa através de testes, trabalhos individuais ou em grupo. A Avaliação de Conhecimentos consiste numa prova de natureza sumativa sob a forma de teste escrito, realizado no final da ação, incidindo sobre todas as temáticas do curso. As provas de avaliação formativa e de avaliação de conhecimentos são realizadas e avaliadas pelo formador ou formadores. Compete ao formador(es) conceber as provas e respetivos formulários e guiões de prova, as grelhas de avaliação e de pontuação dos grupo e de cada formando.

    Serão considerados com aproveitamento, os formandos que tenham tido assiduidade ao curso e que obtenham uma pontuação final igual ou superior a 10 valores. As provas são pontuadas de 0 a 20 valores. Aos formandos com uma pontuação final igual ou superior a 10 valores, será atribuída a classificação final "Com aproveitamento".

Manifestar interesse