Manifestar interesse

Informação sobre o curso

  • Nível Inicial

    Nível 2

  • Nível Final

    Nível 2

  • Horas

    25

  • Dias

    5

  • Área de Formação

    Produção Agrícola e Animal

  • Referencial de Formação

    Operador Agrícola

  • Conteúdos Programáticos

    Este curso é constituído pela UFCD 9261- Produtos Fitofarmacêuticos – uso sustentável - atualização

  • Condições de Inscrição

    Habilitação Literária: Escolaridade mínima obrigatória     
    Precedência: Ter realizado com aproveitamento o primeiro módulo da ação de formação em APF prevista no DL 254/2015 (MIAPF).

  • Objectivo Geral

    Atualizar os participantes para a manipulação e aplicação segura de produtos fitofarmacêuticos, minimizando os riscos para o aplicador, o ambiente, espécies e organismos não visados e o consumidor, de acordo com o novo quadro regulamentar e a inovação técnica ocorrida.

  • Objectivos Específicos

    Identificar as componentes do rótulo de uma embalagem de produto fitofarmacêutico;
    Identificar os diversos meios de proteção das plantas;
    Enumerar os procedimentos para armazenar e transportar em segurança pequenas quantidades de produtos fitofarmacêuticos;
    Escolher o material de aplicação adequado;
    Calibrar, regular e operar corretamente o material de aplicação;
    Calcular as doses, concentrações e volumes de cada aplicação;
    Usar o equipamento de proteção individual adequado;
    Indicar como aplicar o produto fitofarmacêutico de forma segura para o aplicador, outros indivíduos, outros organismos não visados (animais domésticos, auxiliares e culturas adjacentes) e ambiente.
    Enunciar os procedimentos a tomar perante a simulação de um acidente de trabalho.

  • Avaliação

    No final da ação de formação é realizada uma avaliação de reação. Nos diferentes módulos , de forma agrupada ou em cada um, é efetuada a avaliação formativa através de testes, trabalhos individuais ou em grupo. No decurso da prática simulada dos módulos VI - Segurança na utilização de produtos fitomarmacêuticos e VII - Redução do risco da aplicação de PF, os formadores deverão efetuar a avaliação prática dos formandos e atribuir uma classificação de "com ou sem aproveitamento". A avaliação de Conhecimentos consiste numa prova de natureza sumativa sob a forma de teste escrito, realizado no final da ação, incidindo sobre todas as temáticas do curso. As provas de avaliação formativa e de avaliação de conhecimentos são realizadas e avaliadas pelo formador ou formadores. Compete ao formador(es) conceber as provas e respetivos formulários e guiões de prova, as grelhas de avaliação e de pontuação dos grupo e de cada formando.
    Serão considerados com aproveitamento, os formandos que tenham tido assiduidade ao curso e que obtenham uma pontuação final igual ou superior a 10 valores. As provas são pontuadas de 0 a 20 valores. Aos formandos com uma pontuação final igual ou superior a 10 valores na prova teórica e aproveitamento nas provas práticas, será atribuída a classificação final "Com aproveitamento".

Manifestar interesse